quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Bienal de Viana do Castelo


Exposição Craft+Design | Palavras-chave

A crescente responsabilidade social do design, a ligação à ciência e às realidades investigadas para a construção de um mundo mais sustentável, proporciona uma direcção inovadora para a construção de novos  argumentos e narrativas nos  artefactos contemporâneos.

Esta exposição tem como tema central os trabalhos desenvolvidos pelos alunos das cadeiras de projecto em design do IPVC (Instituto Politécnico de Viana do Castelo ) e do DeCa Departamento de Comunicação e arte da Universidade de Aveiro que exploraram áreas temáticas conexas a este modelo.
Apresenta-se  também um conjunto de artefactos de produção local e nacional em diálogo com outros da cultura finlandesa, modelar na ligação entre as manualidades a baixa tecnologia e a metodologia inerente ao processo do design.

Uma oportunidade para reflectirmos sobre que direcção tomar relativamente aos objectos que nos representam e porque vale a pena implementar a cultura do desenho, do engenho, e do saber fazer. Utilizando metodologias projectuais e novas tecnologias, que levam pelo desenho, ao aparecimento de novos produtos, e à interacção com as manualidades tradicionais, recuperando identidades, estimulando a inteligência táctil da sociedade e gerando contribuições muito positivas, para a renovação  e socialização das comunidades.


JOÃO NUNES
Designer
Professor auxiliar convidado
DeCA Departamento de Comunicação e Arte
UA Universidade de Aveiro








Sem comentários:

Enviar um comentário