quarta-feira, 27 de julho de 2011

Workshop Dome Construction

O workshop Dome Construction, realizado entre 18 e 28 de Julho, no Living Lab Iris Darga, no lugar de Vilares, contou com a participação de sete estudantes de Design da Universidade de Aveiro. O objectivo visava a construção de uma estrutura geodésica que pudesse, de futuro, vir a servir de abrigo. O projecto apareceu no seguimento do estudo das estruturas geodésicas e do pensamento de Buckminster Fuller, desenvolvido ao longo do semestre académico na cadeira de Projecto em Design III, leccionada pelo Designer João Nunes.

Tendo tido contacto com esta temática previamente, o grupo tinha já um conhecimento concreto relativo à geometria, dimensão e capacidade de resistência das estruturas.
Numa primeira fase, analisou-se o terreno disponível onde se iria implantar a dome, de forma a tentar perceber qual o diâmetro adequado. Esta análise passou também pelo estudo da frequência construtiva a adoptar para esta dome, que ficou definida como 3.
Procedeu-se ao dimensionamento estrutural e à pormenorização de desenho com vista à produção dos componentes. Com base nestes cálculos foi feita uma simulação tridimensional usando o Cinema 4D, o que permitiu ter uma melhor noção do resultado final.
Para se conseguir compreender melhor como montar a estrutura, construiu-se uma em dimensões reduzidas. Desta forma percebemos também quais os tipos de tensões que a dome poderia vir a sofrer, nos vários pontos, e quais as cargas suportadas.
Com os desenhos dimensionados, passámos à produção, numa serralharia local, dos diversos componentes metálicos da dome. O material usado foi tubo de ferro galvanizado de secção circular, cortado, esmagado e perfurado. Os acessórios são constituídos por parafusos, varão roscado, porcas, olhais e anilhas, de aço inox.
Na construção da estrutura, começou por se montar três pentágonos que foram depois unidos entre si. A partir daí ergueu-se a estrutura, construindo-se os restantes pentágonos e hexágonos, procedendo-se ao fecho da estrutura.
Antes de se dar por finalizada a construção foram examinados e corrigidos alguns erros existentes.
Verificando-se que a estrutura não se encontrava bem posicionada no terreno, encontrou-se um novo local onde a estrutura foi recolocada.
Por último elevou-se ligeiramente a estrutura, numa tentativa de perceber como se poderá construir um deck e a pavimentação interior.

É de notar que os materiais utilizados foram comprados e transformados recorrendo à pequena indústria local (serralharia, oficina de metais, entre outros), o que demonstra capacidade para um posicionamento no mercado com outro tipo de produtos a que o Design acrescenta valor.

Esta foi a primeira fase da experiência construtiva, a que se seguirão outras, que visam a construção da cobertura e pavimento da dome e o desenho do interior da mesma, que incluirá os próprios artefactos.







Participantes do workshop: Ana Fonseca, Ana Gil, Emiliana Silva, João Castro, João Nunes, Joana Ferreira, Rafael Lemos, Sara Gago.

Sem comentários:

Enviar um comentário